quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Bolo de cacau e pêra

Lá andei eu a vasculhar as minhas inúmeras revistas da Mulher Moderna na Cozinha, até que me deparei com esta receitinha:



Pareceu-me muito bem, uma vez que tinha umas quantas pêras no frigorifico a querer passar o prazo... Então lá me aventurei! Claro que não ficou tão bonitinho como o da foto, né? Mas não faz mal nenhum...comeu-se na mesma... Ah Ah Ah Ah
Opinião do meu provador oficial : " Ficava melhor sem a pêra!"
A minha opinião...adorei! Acho que a pêra faz com que o bolo não se torne tão seco, e a mistura de sabores é diferente mas a meu vêr agradável! Aconselho mesmo! :)



Ingredientes:

1 lata de leite condensado
6 metades de pêra em conserva ( eu descasquei 3 pêras, cortei-as ao meio e cozi em água com umas gotas de limão, para não escurecerem)
6 ovos
250 gr de açúcar
3 colheres (sopa) de leite
250 gr de manteiga
250 gr de farinha
60 gr de cacau ( usei daquele achocolatado para pôr no leite)
1 colher ( café) de fermento em pó
100 gr de miolo de nóz picado
manteiga para untar
miolo de nóz para decorar

Modo de preparação:

De véspera, coza a lata de leite condensado na panela de pressão, com água cerca de 25 minutos.
No final, retire-a e deixe-a arrefecer. Unte com manteiga uma tarteira de 22 cm de diâmetro. No fundo desta, coloque uma folha de papel vegetal, também untado com manteiga. Ligue o fôrno a 180ºC. Retire as pêras da lata e escorra-as. Bata bem as gemas com o açúcar e amorne o leite. Derreta a manteiga e adicione-a ao preparado anterior. Continue a bater e adicione o leite morno. Bata as claras em castelo. Peneire a farinha com o cacau e o fermento, adicione-os à massa e envolva-lhes as claras em castelo. Acrescente o miolo de nóz, envolvendo-o delicadamente. Coloque um pouco de massa no fundo da fôrma, sobreponha as metades de pêra e verta o restante preparado de cacau. Leve a meio do fôrno e deixe cozer, cerca de 40 minutos; deixe arrefecer e desenforme. Decore com o leite condensado cozido e o miolo de nóz.

Eu, como não tinha leite condensado, fiz um creme com margarina, açúcar amarelo e leite. Levei ao lume até caramelizar um pouco. Deixei arrefecer um pouco para engrossar e deitei sobre o bolo.



Bom apetite! Print Friendly and PDF

11 comentários:

Sabores de Portugal e Outros Sabores disse...

Amiga! Que bom aspecto tem o teu bolo... Adoro pêras...Não tenho é muito tempo para confeccionar todas as receitinhas que vou seleccionando...Anda difícil conciliar trabalho, casa, marido e filho, mas devagarinho chego lá.
Beijinhos

moranguita disse...

ai menina pode nao estar como o da foto mas em sabor deve estar ainda melhor. tem muito bom aspecto e essa combinaçao da epra com chocolte deve ser optima.
beijocas

Mão na Massa disse...

Tem um óptimo aspecto!

Adorei o teu blog! Tens receitas que de certo vou experimentar...

beijinhos =)

Missy disse...

adoro esta associação de sabores,
e esta mistura chocolate/pêra e deliciosa, estas aprovada.
Também tenho uma receita bo meu blog com estes dois sabores.

bjka

Anónimo disse...

Minhas queridas, muito obrigada a todas pelo vosso carinho!
Beijocas grandes!

Natália Eleutério disse...

Excelente conjugação de sabores, e o visual está show, bjs.

SusanaG disse...

Piteca deve ser tão boa!!! E logo hoje que não tive um bolinho para acompanhar o meu café! :) Boa receita. Beijinhos.

Xana Bértolo disse...

A mistura de sabores deve ter ficado mesmo mto gostosa :).. e teu bolo tá lindo menina...
bjinhus

Sarita disse...

Minha Piteca kida tu só fazes coisas boas caneco!!

beijinhos fofos.

Vitor disse...

Miúda ficou 5*****Um beijinho. Vitor:))--

Anónimo disse...

Muito obrigada a todas(os)! A sério, vocês são uns amores!
Beijinhos carinhosos!

Número total de visualizações de páginas

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;