terça-feira, 28 de abril de 2009

Bolo de aniversário vegan

Este foi o bolinho de aniversário que escolhi para fazer ao amiguinho RN ! Não saiu exactamente como era suposto, pois devia ter ficado com um efeito marmoreado e não ficou, mas devo dizer que fiquei mesmo muito surpreendida com o resultado, pois este bolo ficou mesmo uma verdadeira delícia! Nunca na minha vida pensei que fosse possivel um bolo vegan ficar tão bom, mas a verdade é que ficou mesmo! Vai ser repetido com certeza mais vezes cá por casa, sem dúvida! :)
Então a receita do bolinho eu fui buscar aqui, mas vou deixá-la na mesma.



Ingredientes:

Massa de baunilha:

2 chávenas de farinha trigo com fermento
1 colher de sopa de fermento Royal
1 chávena de açúcar mascavado
1/2 chávena de oleo de amendoim
1 1/2 chávena de leite de soja com sabor a baunilha ou manga
1 colher de café de açúcar baunilhado ou então 1 gota de essência de baunilha

Massa de Chocolate preto:

2 chávenas de farinha de trigo com fermento
1/4 de chávena de chocolate preto em pó sem ovos nem leite de vaca
1 colher de sopa de fermento Royal
1 chávena de açúcar mascavado
1/2 chávena de oleo de amendoim
1 1/2 chávena de água fria

1 frasco de doce ou compota a gosto
1 tablete de chocolate preto
1 dl de leite de soja
Fruta a gosto para decorar

Modo de preparação:

Massa de baunilha: Misture a farinha, fermento e o açúcar. Envolva muito bem. Acrescente de seguida os restantes ingredientes. Mexa muito bem. Reserve.
Massa de chocolate preto: Misture a farinha, o fermento o açúcar e o pó de chocolate. Envolva muito bem. Acrescente o resto dos ingredientes. Mexa muito bem. Reserve.
Unte uma forma redonda com chaminé e polvilhe-a com farinha
Coloque a massa de baunilha para dentro da forma.
Acrescente logo a seguir a massa de chocolate em pó por cima da massa de baunilha.
Com um garfo envolva as duas massas sem misturar muito, apenas colocando o garfo até ao fundo e rodar o mesmo em zigue-zague de uma ponta á outra da forma.
Aqueça o forno a uma temperatura de 190º c.
Coloque a forma com as massas e leve a cozer ao forno por ( + -) 30 minutos.
Vá verificando o tempo de cozedura pois varia muito de forno para forno.
Depois de estar cozido, deixe-o arrefecer e desenforme-o. Deixe arrefecer.
Depois de frio corte-o ao meio na horizontal e recheie com o doce.



Depois derreta o chocolate junto com o leite e cubra todo o bolo.



Enfeite com várias frutas a gosto.



O Bolo depois de cortado:



Bom apetite!

docesencomendas.blogspot.com
Print Friendly and PDF

11 comentários:

Delícias e Talentos disse...

Que maravilha! Já fui buscar o Escondidinho de Tofu ao NR, agora levo também a receita deste teu bolinho delicioso! Que dia tão rentável! hehehe:)

Nela disse...

Ficou muito bonito e de certo saboroso, pelo aspecto se vê,podes repetir sim mas conta comigo (convida-me) ;) beijitossss.

Emília disse...

Que bolo lindo, a massa parece bem fofinha!
Piteca, obrigada pelo desafio!!
Beijinhos

fatusca disse...

Ficou lindo,e de chocolate entao nem se fala!!
bjs

Nana disse...

Querida, esse bolo deve ser caro né, já que esse chocolate por aqui custa fortuna.
Bjs

Amanda Ramos disse...

Ta um arraso este bolo, fiquei com água na boca!!

Catarina Santos disse...

Não importa se não ficou com aspecto marmoreado, porque este teu bolinho vegan ficou lindíssimo! E com a compota pelo meio e tanto chocolate por cima, só pode ser uma tentação :)

Beijinhos e boa semana!!

disse...

Poxa lá pro bolo!!! Lindooo! Simplesmente divinal... parabéns.

Piteca disse...

Mary- Eh Eh Eh! Ainda bem que gostas-te miga porque eu não tenho o hábito de por as receitas dos bolos de aniversário, mas como já tinhas pedido para depois postar eu resolvi fazê-lo! :)
Beijinhos doces e obrigada!

Nela- Amiga da próxima vez eu conto contigo (convido-te)! :)
Beijinhos e obrigada.

Emilia- E estava muito fôfa mesmo, estava uma maravilha, nunca pensei!
De nada miga! :)
Beijoquitas e obrigada.

Fatusca- Obrigada linda! :)
Beijos fôfos!

Nana- Pois miga esse é o problema das comidas vegan é que os ingredientes são todos caríssimos, uma tablete deste chocolate custou-me quase 3 euros, é uma fortuna! Eu acho muito mal, acho que estes alimentos deviam de ser era mais baratos para incentivarem mais as pessoas a aderir a este tipo de alimentação mais saudável, mas vá-se lá perceber, não é?
Beijoquitas e obrigada.

Amanda Ramos- Obrigada querida! :)
Beijos carinhosos.

Catarina- Muito obrigada querida! :) Beijinhos doces!

Jú- Brigada linda!! Beijos!

Olguinha disse...

Que maravilha de bolo!!

Piteca disse...

Olguinha- Obrigada querida!
Beijocas.

Número total de visualizações de páginas

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;